Coordenador

Prof. Dr. Antônio Carlos dos Santos - Currículo lattes

Professor Titular na área de Ética e Filosofia Política do Departamento de Filosofia da UFS. Está em estágio no exterior, na condição de "Professeur Invité" na Université de Paris I - Sorbonne (2017-2018). É Pós-doutor em Filosofia pela Université de Sherbrooke, Canadá (2008-2009) e pela Universidade de São Paulo (2011). Doutor em Filosofia pela Universite de Paris X, Nanterre (2003), em cotutela com a Universidade de São Paulo. Mestre, também em Filosofia, pela Universidade de São Paulo (1997). Professor do Departamento desde 1992. É coordenador nacional do GT Filosofia da História e Modernidade (vinculado à ANPOF). É membro do corpo permanente dos Programas de Pós-graduação em Desenvolvimento e meio ambiente (Rede PRODEMA) e do Mestrado em Filosofia, ambos da UFS. Foi coordenador do Mestrado em Filosofia da UFS entre 2012 e 2015. É pesquisador da Fundação de Amparo à Pesquisa de Sergipe (FAPITEC-SE). Faz parte do Comité Executivo da Société Internationale d'étude du dix-huitième siécle na condição de Delegado da Associação Brasileira de Estudos do século XVIII (ABES). É membro da Société Internationale Montesquieu. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Ética, Filosofia Política, Ética Ambiental e em temas como: Corrupção, República, Tolerância, Direitos Humanos, Ilustração, Século XVIII e Interdisciplinaridade. Suas pesquisas estão focadas em autores do século XVII e XVIII francês e inglês, respectivamente Bayle, Mandeville e Locke, Montesquieu, Rousseau e Voltaire e em temas filosóficos que envolvam a questão ambiental.

Pesquisadores - docentes

Prof. Dr. Antonio Pereira - Currículo lattes 

Possui graduação em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2000), com mestrado (2005) e doutorado (2010) pela mesma instituição. Foi membro do projeto temático Ruptura e Continuidade: investigações sobre a relação entre natureza e história, com financiamento da FAPESP. Atualmente é professor adjunto do DFL/UFS e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGF-UFS), onde desenvolve pesquisas sobre história da filosofia moderna, filosofia da história, ética e filosofia política, com ênfase no pensamento da renascença e do iluminismo, especialmente na obra de G.B Vico. Dedica-se também a temas e problemas que convergem para os estudos interdisciplinares e transdisciplinares vinculados às humanidades. Atualmente também coordena o curso de especialização lato sensu Residência Agrária da Universidade Federal de Sergipe, projeto de pesquisa e extensão financiado pelo CNPq e destinado ao aperfeiçoamento da formação de pesquisadores camponeses.

Prof. Dr. Christian Lindberg - Currículo lattes  

 

Possui graduação em Filosofia e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Doutor em Educação, com ênfase em Filosofia da Educação, pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente é professor efetivo do Departamento de Filosofia (UFS), membro do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Filosofia (UFS) e do Mestrado Profissional em Ensino de Filosofia da Universidade Federal de Pernambuco. É sócio da Associação Latinoamericana de Filosofia da Educação (ALFE) e da Sociedade Brasileira de Filosofia da Educação (SOFIE). Integra o GT Filosofar e ensinar a filosofar da ANPOF. Desenvolve pesquisas nas áreas de Ensino da Filosofia, Filosofia da Educação e Ética e Filosofia Política.

Prof. Dr. Evaldo Becker (vice-coordenador) - Currículo lattes 

 

É professor Adjunto IV do Departamento de Filosofia da UFS. É Coordenador do Programa de Pós-graduação em Filosofia da UFS (PPGFil-UFS). É Professor do quadro permanente do Mestrado em Filosofia da UFS e do Mestrado do Programa de Desenvolvimento e Meio Ambiente - PRODEMA-UFS. É Pós-Doutor pela Université du Québec à Trois-Rivières (2014-2015) com bolsa concedida pela CAPES e em Filosofia pela USP (2008-2009). Doutor em Filosofia pela USP, realizou estágio de doutorado junto à Equipe Jean-Jacques Rousseau da Universidade de Paris IV - Paris Sorbonne. É mestre em Filosofia pela UFPB e possui Graduação em Filosofia pela UNIJUI. Foi Coordenador Científico da APEB-Fr - Associação dos Pesquisadores Brasileiros na França. É membro da Associação de Estudos da Defesa - ABED. É membro da Associação Brasileira de Estudos do Século XVIII - ABES 18. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Ética, Ética Ambiental, Filosofia Política, Filosofia da Relações Internacionais, Filosofia da Guerra e Filosofia do Século XVIII.

Prof. Dr. Marcelo Primo - Currículo lattes

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Sergipe (2005), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal da Bahia (2008). e Doutorado em Filosofia na Universidade Federal da Bahia (2014) com período sanduíche como bolsista do programa PDSE da CAPES, na École Pratique des Hautes Études (EPHE), Paris. Atualmente é professor de Filosofia do Colégio de Aplicação (CODAP). Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Ética e Filosofia Política, atuando principalmente nos seguintes temas:Pierre Bayle, Holbach, Iluminismo, filosofia, tolerância, ateísmo, política e moral.

Prof. Dr. Marcos Balieiro - Currículo lattes 

 

Professor adjunto do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Doutor em filosofia pela Universidade de São Paulo (USP). Pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Filosofia da História e Modernidade (NEPHEM) e do Grupo Hume.

Prof. Dr. Saulo Henrique - Currículo lattes

Saulo Henrique Souza Silva é Licenciado em Filosofia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), Mestre e Doutor em Filosofia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e possui estágio de Pós-doutorado junto ao Departamento de Filosofia da Universidade de São Paulo (USP). Professor de Filosofia do Colégio de Aplicação (CODAP), Pesquisador permanente do Programa de Pós-graduação em Filosofia (PPGF) e colaborador do Programa de Pós-graduação em Mestrado Profissional em Ciências Ambientais (PROF-CIAMB), ambos da UFS. Seus interesses de pesquisa estão concentrados em torno da filosofia política inglesa do século XVII, da discussão sobre tolerância, religião e ateísmo; sobre os pressupostos teóricos da ética ambiental e os problemas que envolvem o ensino de filosofia no Brasil. Em 2013 publicou o livro Tolerância Civil e Religiosa em John Locke (EDUFS).

Pesquisadores - discentes

Alana Boa Morte Café - Currículo lattes

Graduada do curso de Direito da Universidade Tiradentes (UNIT). Graduanda do curso de Filosofia da Universidade Federal de Sergipe e mestranda do mestrado em Filosofia na UFS.

Daniel Soares Silveira - Currículo lattes

Mestrando em Filosofia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Membro do grupo de Ética e Filosofia Política da UFS. É graduado em Filosofia, também pela UFS. Atualmente desenvolve pesquisa em filosofia moderna dos séculos XVII e XVIII, mais especificamente na relação entre moral e ateísmo em John Locke.

Jediel Alves - Currículo lattes 

Possui graduação em Filosofia Licenciatura pela Universidade Federal de Sergipe (2014). Lecionou Filosofia e Sociologia no Curso Premium (Pré-Enem) e no Colégio Alternativo. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia. Atualmente cursa mestrado em Filosofia na UFS.

Renata Dias Ribeiro - Currículo lattes

Possui graduação em Filosofia Licenciatura pela Universidade Federal de Sergipe (2014). Tem interesse na área de Filosofia Politica, Literatura e Existencialismo. Atualmente cursa mestrado em Filosofia na UFS.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now