O Grupo de Pesquisa em Ética e Filosofia Política da Universidade Federal de Sergipe (GEFP-UFS) nasceu do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Filosofia da História e Modernidade (NEPHEM), que existe desde 1998. Esse Núcleo funcionou, ao menos inicialmente, como um grande projeto “guarda-chuva”, a partir do qual grupos de pesquisa distintos dialogam, promovem eventos, desenvolvem pesquisa e formam pessoas.

 

Em 2003, o Prof. Dr. Antônio Carlos dos Santos deu início à organização de um grupo de pesquisa que enfatizasse o tratamento de temas ligados à Filosofia Política, ao Direito, à História, à Moral, à Economia, à Religião e à Ética com base no estudo analítico e/ou histórico de autores da Modernidade e da Contemporaneidade, sem perder, contudo, elo com o projeto maior do NEPHEM. Nascia então o GEFP-UFS.

 

O objetivo do GEFP-UFS era ao mesmo tempo preciso e ousado: a institucionalização de um espaço de debates na área de Ética e Filosofia Política envolvendo professores, especialistas e estudantes de diversas instituições, tanto do Brasil quanto do exterior, para discussão de problemas teóricos que chamaram a atenção de estudiosos da sociedade nos últimos 5 séculos.

 

Em 2005, ao vincular-se ao Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA), o Prof. Dr. Antônio Carlos dos Santos fundou o Grupo Filosofia & Natureza. Trata-se de um grupo de caráter interdisciplinar que, funcionando paralelamente ao GEFP-UFS, envolve alunos, professores, pesquisadores e técnicos interessados na interface entre a Filosofia e as questões ambientais. Enquanto o GEFP-UFS trabalha as questões mais filosóficas de forma disciplinar, o Grupo Filosofia & Natureza dá abertura para pesquisas e abordagens interdisciplinares. As atividades dos dois grupos são, no entanto, quase sempre conjuntas.

 

Sem perdermos de vista o risco da ampliação demasiada do objeto de pesquisa nessa proposta de trabalho comum, é preciso observar que a metodologia adotada pelos coordenadores dos grupos tem o mérito de permitir abordagens interdisciplinares de questões ligadas, por exemplo, à ética socioambiental e às relações internacionais, sem que, para tanto, torne-se necessário o abandono do rigor conceitual característico das investigações em história da filosofia.

 

O marco inicial dos trabalhos deu-se com o I Colóquio sobre Ética e Filosofia Política na UFS, realizado em março de 2004. O objetivo desse evento era promover o debate sobre alguns dos grandes temas clássicos da ética e da filosofia política, num diálogo entre autores do passado e do presente por meio do qual buscava-se unir, de um lado, a preocupação com questões recentes, como a tolerância religiosa e a relação entre barbárie e civilização, e de outro lado, o rigor conceitual da tradição do pensamento filosófico. Participaram do colóquio professores da Universidade de São Paulo, da Universidade Federal de Minas Gerais, da Universidade Federal do Paraná, da Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" e da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. A publicação resultante das conferências foi o livro Variações filosóficas: entre a ética e a política (Edufs, 2004), organizado pelo Prof. Dr. Antônio Carlos dos Santos.

 

A continuação do empreendimento veio a concretizar-se em agosto de 2009, com o II Colóquio Nacional de Ética e Filosofia Política, desta vez com o tema "Religião e Política". A ampliação da abrangência do evento justificou-se não pelo fato de haver participantes de várias regiões do Brasil - pois o I Colóquio já contava com professores do Sudeste e do Sul -, mas devido ao aumento do número de apresentações, o que resultou na publicação de outro livro: Entre a cruz e a espada: reflexões filosóficas sobre a religião e a política (Edufs, 2010), organizado pelo Prof. Dr. Antônio Carlos dos Santos. A coletânea traz 16 artigos, que cobrem um período da história do pensamento que vai da Antiguidade até Karl Marx, passando pelos principais filósofos da Modernidade. Destacam-se os pesquisadores de instituições como a Universidade de São Paulo e a Universidade Federal da Bahia, bem como os três artigos de professores franceses: Isabelle Koch (Université Aix-Marseille I - Provence), Pascal Taranto (Université de Nantes) e Céline Spector (Université de Bordeaux III).

 

O III Colóquio Nacional de Ética e Filosofia Política reunirá, de 6 a 8 de novembro de 2013 na UFS, professores de várias universidades, filósofos e estudiosos da diplomacia, além de estudantes de diversos cursos e em todos os níveis (da pós-graduação, da iniciação científica e do PIBIC Júnior), para discussão acerca do tema "Filosofia Política e Relações Internacionais". Pretende-se agregar pesquisadores que desenvolvam trabalhos sobre o problema da democracia no mundo contemporâneo, sobretudo na área de filosofia política, para o estabelecimento de diálogos e debates em torno das questões atuais ligadas à cultura, ao direito e à história, que sejam de interesse nos diversos campos de investigação das ciências humanas.

 

Se há dez anos o GEFP-UFS contava apenas com o coordenador e com alguns poucos alunos que se interessavam pelas questões da Ética e da Filosofia Política, hoje a situação é bem distinta: temos propriamente um grupo de professores que semanalmente se reúne para discutir textos e/ou projetos de pesquisa, além de obras de filósofos vinculados a interesses comuns.

 

Ao comemorarmos dez anos de existência, gostaríamos de celebrar este espírito de inquietação, de diálogo, de colaboração, de formação. Fiéis ao “espírito” que anima o GEFP-UFS desde o início, rememoramos a necessidade de se discutir objetivamente, e com rigor conceitual, os problemas do mundo na prática. Preocupação esta que não apenas contribui para aproximar a pesquisa das instituições de ensino superior às demandas mais concretas da sociedade, mas que também confere ao cidadão comum o ambiente adequado para o desenvolvimento de uma reflexão crítica e bem fundamentada do ponto de vista acadêmico para a abordagem justa de questões de cunho político.

 

 

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now