Dr. Antônio Carlos dos Santos

 

2017 - Atual

Ética ambiental e pensamento político em Hans Jonas

Descrição: O pensamento de Hans Jonas vem ganhando terreno em terras brasileiras. Se isto é positivo, por um lado, dadas às raras discussões ambientais do ponto de vista filosófico, por outro, vê-se que se tem propagado um tipo de leitura que dá enorme ênfase ao seu princípio responsabilidade sem uma visão crítica das suas consequências política. Assim, o objetivo desta pesquisa é pensar a ética ambiental do ponto de vista da filosofia, centrando a discussão na crítica ao princípio responsabilidade de Hans Jonas, sobretudo do ponto de vista político.. 
 

2014 - Atual

Locke: ateísmo e moralidade

Descrição: Um dos temas mais instigantes do pensamento político de John Locke é o ateísmo. Afinal, como um dos primeiros a dar fundamentum filosófico à tolerância, escrevendo uma obra específica sobre este tema, defende explicitamente a intolerância aos ateus? Seria possível compatibilizar secularização com a moralidade religiosa na Inglaterra do século XVII? Como suplantar essa tensão entre a defesa da tolerância em Locke e a discussão de seus limites? Num ambiente marcadamente religioso, o que fazer com o ateu do ponto de vista político já que ele não pode ser tolerado? Ou este paradoxo no pensamento de Locke seria apenas ?uma estranha e profunda incoerência?, como defende Dunn ? Assim, teísmo e moralidade são os temas centrais que nortearão esta pesquisa no pensamento político de Locke.

 

 

 

Dr. ​Evaldo Becker

 

2016 - Atual

Desenvolvimento Territorial e Sustentabilidade no Baixo São Francisco Sergipano

Descrição: Trata-se de um Projeto de Pós-Doutorado no Estado de Sergipe (PPDOC/SE). O presente projeto insere-se na temática da ética socioambiental e é desenvolvido junto às comunidades quilombolas do município de Brejo Grande - SE, que habitam às margens do Rio São Francisco. O projeto visa auxiliar as comunidades a traçarem os rumos do desenvolvimento de seu território de forma sustentável.

Dr. Christian Lindberg
 

2015 - Atual

Da formação docente ao docente formador: o ensino de Filosofia em Sergipe

Descrição: O presente projeto procura investigar o perfil do docente e requalificar o ensino de Filosofia no estado de Sergipe.. 
 

2015 - Atual

Educação e política em John Locke

Descrição: O presente projeto de pesquisa visa estabelecer uma ponte entre a moral e o pensamento político de John Locke. Para tanto, será considerada a reflexão que ele desenvolveu em torno da moral, da epistemologia e da religião.

 

 

Dr. ​Antonio Pereira

 

2013 - Atual

Vico e Maquiavel: Prudência e pedagogia civil

Descrição: Trata-se de investigar até que ponto Vico adota ou não a noção de prudência, tal como ela é discutida na obra de Maquiavel. Em textos como o De ratione, Vico observa que estão equivocados os que lançam mão de um método dirigido exclusivamente para a contemplação do ?verdadeiro e eterno? e afirmam que, na vida prática, devemos seguir sempre uma recta mentis regula, tal como fazem os cartesianos. Vico insiste em mostrar que essa postura só contribui para ampliar o abandono da vida ativa e a imersão na interioridade do sujeito por parte daqueles que encontram na autossuficiência intelectual um refúgio seguro contra os escolhos e as tortuosidades da vida humana na sua dimensão social e política. Nesse sentido, a tarefa é precisar em que medida Vico adota ou se afasta os preceitos discutidos por Maquiavel no que diz respeito a definição de uma pedagogia civil orientada para o cultivo da vida ativa.

Dr. Marcos Balieiro

 

2014 - Atual

Natureza Humana e Direitos Humanos

Descrição: As primeiras discussões acerca dos chamados direitos humanos ocorreram em um contexto em que era impossível que não fossem influenciadas por concepções filosóficas naturalistas do homem. Isso se reflete mesmo em documentos como a primeira versão da Declaração dos Direitos do Homem, em que se percebe claramente um vocabulário naturalista. Desse modo, torna-se extremamente importante, para o estudo rigoroso dos fundamentos dos direitos humanos, o retorno às obras de autores clássicos que pautaram suas teorias sobre o Estado e os direitos em modelos bem definidos da natureza humana. Na contemporaneidade, o declínio das teorias políticas baseadas no conceito de natureza humana resultará em algo como uma crise de fundamentação dos direitos do homem, resultando em tentativas de justificá-los bastante diferentes.. 
 

2013 - Atual

Filosofia e vida comum em David Hume

Descrição: Têm sido cada vez mais comum, entre os comentadores da obra de Hume, interpretações que procuram mostrar que o pensamento do autor evidenciaria esforços consideráveis no sentido de aproximar filosofia e vida comum. Nesse sentido, a filosofia de Hume, além de buscar demarcar como conhecimento possível aquilo que está no âmbito de uma experiência que é compartilhada pelo homem comum e pelo filósofo, teria procurado, especialmente em textos posteriores ao Tratado da Natureza Humana, cunhar obras que teriam por objetivo não apenas angariar o respeito dos eruditos, mas também contribuir com a formação daqueles que buscavam na filosofia algo como uma educação para a vida. Como se sabe, boa parte dos intérpretes que aproximam Hume dessas posições está inclinada a aceitar interpretações naturalistas (ou, mais recentemente, até mesmo realistas) da obra do autor. O que pretendemos, ao longo desta pesquisa, é mostrar que é possível conciliar uma interpretação cética da filosofia de Hume com as tentativas de mostrá-la como tributária da vida comum.



Dr. Saulo Henrique

 

2015 - Atual

Rei, povo e soberania popular: Robert Filmer contra John Milton

 

Descrição: Em geral, Filmer ficou conhecido por ter sistematizado uma doutrina absolutista alicerçada no simbolismo bíblico de Adão e na analogia entre a pessoa do rei e aquela do pai, o denominado patriarcalismo político. Por sua vez, os seus ?inimigos? foram todos aqueles cujas obras estabeleciam direitos naturais ou civis à multidão, como ele frequentemente qualificava o conjunto da população de um Estado. Assim, tentou ?corrigir? as interpretações sobre a filosofia política de Aristóteles e discutiu a concepção de Edward Coke a respeito da relação entre a common law e os poderes governamentais. Combateu Philip Hunton , Hugo Grotius e Thomas Hobbes . Entre os religiosos, Filmer cita os reformadores João Calvino, George Buchanan e todos os divulgadores da ?disciplina de Genebra?; igualmente, a doutrina dos jesuítas entre os quais destacar-se-iam três personagens distintas: o Cardeal Roberto Belarmino, o professor da Universidade de Coimbra Francisco Suárez e o líder jesuíta na Inglaterra Robert Parsons (Cf. Patriarcha, p. 3) . Com efeito, o objetivo deste projeto é aprofundar a discussão no contexto das respostas Filmer aos seus adversários republicanos e liberais , enfatizando essa investigação na crítica a soberania popular em John Milton (1608-1674).



 

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now